- Área: 13 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nic Lehoux
-
Fabricantes: Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O museu internacional da espionagem, projetado pela Rogers Stirk Harbour + Partners em Washington, é um edifício de sete pavimentos que atinge os 40 metros definidos como o gabarito máximo da capital norte-americana. Formalmente, suas características mais proeminentes são as fachadas inclinadas, resultante dos pisos cada vez maiores que as projetam sobre a calçada, uma caixa preta revestida por brises horizontais e uma envoltória metálica translúcida. Este volume introspectivo e até certo ponto, misterioso, encontra-se suspenso sobre novas colunas metálicas alinhadas com a estrutura do edifício pré-existente, uma enorme caixa que parece flutuar acima de um singelo prisma de vidro, criando uma combinação diversa de espaços públicos e privados que compõe o espaço programático do museu.
No interior desta caixa de vidro, encontra-se o lobby e o hall de acesso de pé-direito duplo além dos espaços comerciais do museu, um pequeno mezanino abriga o espaço didático onde são realizadas oficinas e workshops. Acima do lobby estão implantadas as três principais salas expositivas do museu, com pés direitos de até seis metros de altura, incluindo o espaço para 'exposições especiais', um teatro, exposição do acervo permanente e o programa interativo do museu, incluindo o futuro programa de 'espionagem espacial'.
Junto à fachada oeste e entre a envoltória transparente e o volume opaco da caixa do museu há uma escadaria escultórica que dá acesso à todos os pavimentos do museu. A parte administrativa encontra-se acima destes espaços, entre o programa do museu propriamente dito e o centro de eventos, uma caixa branca que coroa o edifício dando forma a um amplo terraço na cobertura. A monumental estrutura metálica que suporta o volume do edifício chega até a cobertura para permitir vãos de até 18 metros e fachadas panorâmicas com vistas 360 graus para a cidade de Washington. Lá de cima é possível vislumbrar os principais monumentos da capital, incluindo o monumento a George Washington e o Capitólio, a Catedral Nacional e sua Basílica, além do Distrito Wharf e o National Harbour.
Suas escultóricas e esbeltas colunas de aço transformam este edifício em um novo ícone na paisagem urbana de Washington, um objeto elegante e singular que flutua sobre a L'Enfant Plaza em uma área onde predominam edifícios austeros e construído em concreto. A envoltória etérea e translúcida da fachada do edifício faz com que ele brilhe à luz do sol como uma joia no tecido urbano da capital, atraindo os olhares curiosos e os visitantes até a sua praça de acesso junto a 10th Street.